Resumo da aula


Grandezas Escalares

São grandezas que precisam apenas de um número real mais uma unidade para serem entendidas por completo. Exemplo de grandezas escalares utilizadas na mecânica: Massa (1kg) e tempo(1s).

Grandezas Vetoriais

Precisam de um módulo (número real), direção e um sentido para serem endidas por completo. Estas gradezas são representadas por vetores (a serem estudados mais adiante). Normalmente, para simbolizar que uma certa grandeza é vetorial usa-se um pequena seta sobre a mesma, porém aqui no site estas grandezas aparecerão em negrito. Exemplo de grandezas vetorias na mecânica: Força(F), Velocidade(V), Aceleração(a).

Cinemática Escalar

Cinemática é o ramo da Mecânica que estuda o movimento, sem se preocupar com suas causas.
A Cinemática Escalar, em particular, Trata grandezas vetoriais (como velocidade(V) e aceleração(a)) como sendo escalares. Para distinguir adota-se V (sem seta em cima) para velocidade escalar e γ (letra grega gamma) para aceleração escalar. Obs.: Toda vez que algo estiver entre colchetes [ ], isso simbolizará que estamos tratando de unidades! Exemplo: tempo [s], massa [kg], velocidade [m/s], aceleração [m/s²] ...

Ponto Material

Define-se Ponto Material um corpo cujas dimensões são desprezíveis em relação a extensão de sua trajetória. Por exemplo: Um carro viajando de São Paulo a Curitiba pode, sem nenhum problema, ser considerado um ponto material.

Tempo (t)

Grandeza escalar, representada por um t minúsculo. No SI - Sitema Internacional de Unidades - a unidade de grandezas temporais é o segundo [s].

Espaço (S)

Grandeza escalar representada por um S maiúsculo. No SI - Sitema Internacional de Unidades - a unidade de grandezas espaciais é o metro [m].

Deslocamento (ΔS)

Representa a variação do espaço de uma posição inicial Si até uma posição final Sf.

Logo: ΔS = Sf - Si [m]

Espaço Percorrido (d)

É a soma dos módulos dos deslocamentos sucessivos, ou seja, representa quanto o móvel realmente se locomoveu, não é apenas a diferença entre espaço final e espaço inicial (que é o deslocamento).
Por exemplo: Se um carro vai da posição A=50km para a posição B=100km e logo volta para a posição A, teremos:

Deslocamento: ΔS = Sf - Si = Sa - Sa = 50km - 50km = 0
Espaço percorrido: d = |B - A| + |A - B| = |100 - 50| + |50 - 100| = |50| + |-50| = 100km

Velocidade Média (Vm)

Representa a taxa de variação do espaço em relação ao tempo. Velocidade escalar média só tem sentido quando se considera um deslocamento(ΔS) e um período de tempo(Δt).

Logo: Vm = ΔS/Δt = (Sf - Si)/(tf - ti) [m/s]

Velocidade média igual a Vm não implica que durante todo o deslocamento ΔS o móvel esteve com esta velocidade, ou seja, durante este deslocamento o móvel pode ter assumido velocidades tanto superiores quanto inferiores a Vm.

Velocidade Escalar Média (Vm)

Representa a rapidez média com que o móvel se deslocou pela trajetória. Ao contrário da Velocidade Média, a Velocidade Escalar Média considera o espaço percorrido(d) e não o deslocamento(ΔS).

Logo: Vm = d/Δt = d/(tf - ti) [m/s]

Aceleração Escalar Média (γm)

Representa a taxa de variação da velocidade em relação ao tempo. Aceleração escalar média só tem sentido quando se considera uma variação de velocidade(ΔV) e um período de tempo(Δt).

Logo: γm = ΔV/Δt = (Vf - Vi)/(tf - ti) [m/s²]

Lista de Exercícios


Primeiro FAÇA, depois apenas CONFIRA as respostas

Lista de exercícios 01 -
Respostas da Lista de exercícios 01 -


Material Complementar

Conceitos de cinemática escalar: http://www.feiradeciencias.com.br/sala04/04_RE_01.asp
Video-aula sobre os principios da cinemática: http://www.fisicainterativa.com/vestibular/velocidade_media/index.html
Sistema Internacional de Unidades (SI): http://pt.wikipedia.org/wiki/Sistema_Internacional_de_Unidades